Mais Évora






DES-APONTAMENTO - 19Jul2015 08:04:00

- condenados da INQUISIÇÃO, além de roupa tinham que comprar e levar ALGEMAS de CASA

Platero
(h)ortografias

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/des-apontamento.html

Será mera coincidência? - 18Jul2015 11:14:00

Este slogan "Portugal acima de tudo", adaptação do "Deustchland Uber Alles", usado pela propaganda nazi, será apenas coincidência?


Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/sera-apenas-coincidencia.html

AVISO LARANJA - 18Jul2015 10:36:00

neste Agosto
de grosso
pasto seco

propício
ao vício
do pirómano

o país arde
em desemprego
e imposto

neste Agosto
o sol queima o rosto
das palavras

e o seu corpo todo
e as faz caruma
maravalha

ávidas
de uma língua
bífida de fogo

de um golpe de acendalha

as palavras ardem
lavram áscuas
chamas

vão do mato à floresta
vagas de ondas
tsunami
labaredas

o país arde
em desemprego
em taxas
em imposto

sobram restos
de troncos
de eucaliptos

como tigelas ardentes
nas gengivas da terra

sou pirómano
e fujo

sou eu
quem numa tarde
tórrida de Agosto

pegou fogo às palavras

as autoridades
policiais
andam no meu rastro

suspeitam tratar-se
de poema-posto


Platero
(h)ortografias


Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/aviso-laranja.html



Ecopista - Estação da Graça - 17Jul2015 22:29:00

Na Estação da Graça existe uma fonte que dispõe de uma bomba antiga que se encontra avariada há inúmeros anos.
Já não é a primeira vez que utilizadores da ecopista deixam protestos pela indisponibilidade de água na dita fonte.
Hoje encontrei o seguinte protesto, inspirado na famosa frase relativa ao arrastamento da obra do Alqueva: REPAREM-ME PORRA.
Junto duas fotos, solicitando a sua publicação no Mais Évora.

Cumprimentos
Francisco Guerreiro
(recebido por e-mail)

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/ecopista-estacao-da-graca.html

"A Possível História das Marionetas"Casa de Burgos | 20 Julho a 10 Setembro - 17Jul2015 17:36:00

No próximo dia 20 de Julho, pelas 18:00, será inaugurada na Casa de Burgos, da Direção Regional de Cultura em Évora, a exposição "A Possível História das Marionetas", coleção e investigação de Manuel Costa Dias, que se manterá até ao dia 10 de Setembro. Durante este período acontecerão espetáculos e encontros/conversas sobre a temática das marionetas e a sua importância.

A exposição está integrada na programação do Cenas ao Sul e conta com o nosso apoio e do Museu das marionetas de Lisboa.

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/a-possivel-historia-das-marionetas-casa.html



Regrade TRÊS SIMPLES - 17Jul2015 08:18:00

se para 2 RESGATES foi necessária a compra
de meia-dúzia (6)
SUBMARINOS

quantos (x) vão ser necessários
para concretização
de um
3.º RESGATE?

responda - e habilite-se
a um prémio de 1 000 (mil) EUROS

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/regra-de-tres-simples.html

"Estes Autos Que Ora Vereis", em digressão no país e na região - 17Jul2015 07:17:00

O Centro Dramático de Évora ? Cendrev iniciou no passado 3 de Julho em Braga, uma digressão com o espectáculo ?Estes Autos Que Ora Vereis?, textos de Gil Vicente, apresentado no âmbito da programação do MIMARTE. No dia 17 de Julho o espectáculo é apresentado em Los Santos de Maimona, no Teatro Guirigai, no âmbito da programação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, no dia 23 de Julho estará em cena no 16.º Festival Noites na Nora, em Serpa, no quadro de intercâmbio que o Cendrev mantém com o baal17 - Teatro e no dia 24 de Julho em Arraiolos, no âmbito do protocolo existente entre o Cendrev e essa autarquia.

Este espectáculo estará ainda em 9 freguesias do concelho de Évora, durante o corrente mês sempre às 22h00, com apresentações no dia 15 em N.ª Sr.ª de Machede (Páteo da Casa do Povo), no dia 18 em S. Manços (Páteo da Casa do Povo), dia 19 em Torre dos Coelheiros (Largo da Junta de Freguesia), dia 22 em Azaruja (Páteo do Grupo União e Recreio Azarujense), no dia 25 em Canaviais (Largo da Junta), dia 26 em Graça do Divor (Largo da Junta), dia 28 em Boa Fé (Páteo Edifício da Junta), dia 29 em Guadalupe (Largo Edifício da Junta) e termina no dia 30 em S. Miguel de Machede (Páteo da Casa do Povo). Estas apresentações integram a programação do CENAS AO SUL organizado pela Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias de Évora, União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e pelo Turismo do Alentejo ? ERT.

?Estes Autos Que Ora Vereis? é organizado a partir de fragmentos do Auto Pastoril Português, Auto da Sibila Cassandra, O Velho da Horta, Auto da Festa, Quem Tem Farelos e Auto da Índia numa fresca "ensalada" de amores desencontrados, com direcção e dispositivo cénico de Rosário Gonzaga, banda sonora de Paulo Pires, iluminação de António Rebocho, adaptação e arranjos de guarda-roupa de Marta Ricardo, construção e montagem de Tomé Baixinho, Paulo Carocho e Tomé Antas e interpretação de Jorge Baião, Maria Marrafa e Rosário Gonzaga que garantem a presença de quase uma vintena de personagens.

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/estes-autos-que-ora-vereis-em-digressao.html


Hoje no Palácio de D. ManuelVisita Guiada à exposição ?Iluminuras Sem Tempo? - 16Jul2015 12:24:00

A Câmara Municipal de Évora promove hoje, a partir das 18h30, uma visita guiada à exposição ?Iluminuras Sem Tempo?, patente no Palácio de D. Manuel e que será dirigida pela Dr.ª Isabel Cid. A entrada é livre.

A exposição ?Iluminuras Sem Tempo? é composta por um conjunto de cerca de 250 trabalhos de pintura de pequeno formato, que reproduzem iluminuras de diferentes períodos da Idade Média, realizados no âmbito de um ateliê de artes visuais, dinamizado por Leonor Serpa Branco, pintora e professora.

Saliente-se que a Dr.ª Isabel Cid, doutorada em história, foi diretora da Biblioteca Pública de Évora e do Arquivo Distrital de Évora e é investigadora na área dos manuscritos e iluminuras medievais, pelo que esta visita à exposição será uma excelente oportunidade para os interessados neste período da história.

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/hoje-no-palacio-de-d-manuel-visita.html

MALDIÇÃO DOS NOMES? - 16Jul2015 08:22:00

IKER (de Casillas) não será mesmo homónimo / tradução de Í C A R O ?

- pense bem nisto

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/maldicao-dos-nomes.html

TEATRO DAS BEIRAS: "LOA, XÁCARA E BUGIGANGA"Largo Chão das Covas | 17 e 18 de julho | 22h00 - 16Jul2015 08:01:00

Este espectáculo é organizado a partir de excertos de autos sacramentais onde se vislumbram reminiscências da obra vicentina, mas sobretudo em torno da ?Mojiganga las visiones de la muerte?, onde Calderon demonstra uma grande capacidade de desafiar as convenções pondo em causa o carácter e género ?elevado? das suas próprias obras.

Será sonho ou realidade? O quixotesco sonho tomado por verdade é aqui uma apropriada metáfora sobre a condição humana propondo ao espectador uma aproximação à reflexão sobre a vida e a morte. ?La vida humana como un teatro donde cada persona representa un papel?.

Encenação: Gil Salgueiro Nave | Tradução: Luís Nogueira | Cenografia e figurinos: Luís Mouro | Interpretação: Adriana Pais, Marco Ferreira, Pedro Damião, Silvano Magalhães e Sónia Botelho
Organização: Cendrev, no âmbito da programação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas e da rede das Companhias da Descentralização
Apoio: Câmara Municipal de Évora


Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/teatro-das-beiras-loa-xacara-e.html


CASILHAS - OS PEQUENOS CASOS - 15Jul2015 08:26:00

- onda de histeria no "continente" PORTISTA

- o guarda-redes viajou para o PORTO num VOO TAP, no lugar E 1
ninguém à frente dele
com chegada em rigorosa hora de TELEJORNAL

- o guarda-redes chora pelo REAL MADRID e pelos milhões

- milhões que levaram o guarda-redes a incompatibilzar-se com os PAIS - desde há mais de 2 anos

- ainda não defendeu um único remate mas já pôs a cabeça maluca a milhares de portugueses

- guarda-redes- deus
nem ele pensa nisso:

deus só até ao PRIMEIRO FRANGO

- VENHA COM SORTE

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/casilhas-os-pequenos-casos.html

Ex-funcionário da Junta de Freguesia da Senhora da Saúde em greve de fome frente a Tribunal de Beja - 14Jul2015 18:21:00

Um ex-funcionário da Junta de Freguesia da Senhora da Saúde, em Évora, está desde segunda-feira acampado e em greve de fome nas imediações do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja.

O homem quer ver desbloqueado o processo pendente naquele Tribunal que o opõe à Junta de Freguesia para a qual trabalhava pelo seu despedimento, por o considerar ilegal.

Sérgio Silva, de 38 anos, avançou para o Tribunal de Trabalho de Évora, onde ganhou a causa. Por recurso da Junta, o processo foi remetido para o TAFBeja onde aguarda decisão desde Dezembro. O homem está impedido de trabalhar até que o processo conheça uma decisão uma vez que sendo portador de deficiência motora só pode laboral ao abrigo de contractos específicos.

Sobre o despedimento que motivou o processo, Sérgio Silva diz ter sido ?tramado? por se recusar a interromper uma baixa médica para pintar as instalações da Junta por altura de eleições.

Pai de uma criança com 4 anos, o homem vê-se a cargo com inúmeras despesas às quais não consegue fazer face. A contar apenas com o salário da esposa, Sérgio teme pela qualidade de vida do filho.

O homem ameaça levar a greve de fome até ao final do mês de Julho, antes do início das férias judiciais.

in Correio da Manhã, 14.07.2015

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/ex-funcionario-da-junta-de-freguesia-da.html

DECO diz que câmara cobra faturas da água que já prescreveram - 14Jul2015 15:01:00

A Câmara de Évora está a tentar cobrar faturas de água com mais de seis meses, mas a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) diz que as dívidas já prescreveram.

Em comunicado, a DECO explica que os consumos de água com mais de seis meses ?encontram-se prescritos?, conforme está previsto na Lei dos Serviços Públicos Essenciais.

?Os consumidores que queiram exercer este direito não devem proceder ao pagamento das faturas, nem realizar planos de pagamento, sem antes invocarem a prescrição de todos os consumos com mais de seis meses por carta registada com aviso de receção?, alerta a associação.

Segundo Mara Constantino, jurista da DECO de Évora, nos últimos dias, ?inúmeros consumidores? têm apresentado na associação reclamações ?sobre a cobrança de consumos de água referentes a vários anos?.

?As situações mais frequentes são a receção de faturas com períodos de consumo que remontam a 10 anos atrás, valores de consumo de água que atingem os dois mil euros e também a indicação de uma data prevista para o corte, caso não haja pagamento?, adiantou.

O vereador da Câmara de Évora João Rodrigues, que tem o pelouro da água e saneamento, confirmou que o município notificou os consumidores em falta para regularizarem a situação, mas garantiu que ?nunca, em caso algum, irá contra a lei?.

?Se os munícipes invocarem a prescrição, é um direito que lhes assiste. A câmara está cá para analisar esses pedidos de prescrição e, se houver razão da parte do munícipe, obviamente que a câmara não irá contrariar a lei?, assinalou.

João Rodrigues salientou que ?a câmara não corta a água a ninguém que prove a sua insuficiência económica? e que a verba em falta no setor da água ascende a ?cinco milhões de euros?.

?Estamos a tentar arrumar a casa para não prejudicar aqueles que cumprem?, afirmou, considerando que ?não há direito de haver consumidores que não pagam o bem que consomem?.

Notícia DianaFM, 14 Julho 2015

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/deco-diz-que-camara-cobra-faturas-da.html

Que futuro para a Europa? - 14Jul2015 11:29:00

Sempre fui um apoiante da União Europeia, com ou sem euro, sempre pensei que esta seria a melhor forma da Europa resistir às tentações de hegemonia por parte de um ou vários países de maior dimensão e poder económico. Mais sempre vi a Europa unida como uma garantia de estabilidade e de desenvolvimento das suas economias e como consequência uma melhoria de vida dos seus cidadãos. Outro dos atributos desta União foi o de afastar os fantasmas do passado m termos de estabilidade politica, pois sou da opinião que caso o nosso país não se encontra-se integrado na EU, com os problemas económicos e políticos que tem tido nos últimos anos, já teria certamente havido uma pronunciamento, fosse através das forças militares, fosse pelo surgimento de um salvador da pátria e cujo resultado seria uma ditadura, com os resultados que todos nós sabemos, o empobrecimento do povo e perda das liberdades, quer essa ditadura fosse de direita quer fosse de esquerda, por seja qual for a tendência o grande prejudicado e sempre o zé povinho.

Porém, aquela europa que eu julgava solidária está a transformar-se a pouco e pouco não para servir os interesses dos seus povos, mas duma forma cada vez mais evidente numa Europa em que os fortes vão gradualmente sobrepondo-se aos mais fracos e isso através da chamada divida pública, divida essa que já se viu que está a atingir valores de tal ardem que não sei se algum dia terá fim. Francamente acho que os países em que a divida pública se encontra acima dos 100% do seu PIB jamais terá solução, pois mesmo que o seu crescimento seja de 5% ao ano, pois esse crescimento nem para pagar os juros chega.

Aquilo que nos últimos tempos se tem visto na Grécia e que daqui por mais um ou dois anos vai acontecer com Portugal, é a total insustentabilidade de um país, pois divida gera divida e com as medidas impostas, sendo uma dessas medidas a imposição da venda, ao desbarato, das empresas públicas. Não havendo uma única medida que leve ao desenvolvimento económico, levando esse país à total degradação da sua economia e consequentemente à ruina desse país.

Pior ainda é a antidemocracia que duma forma encapotada está a ser realizada nesta europa desunida, pois tudo leva a crer que um povo para além de não ter autonomia para elaborar as suas políticas, também não pode escolher governos que não se enquadrem dentro da Status Quo das políticas dos ditos grandes.

É por essa razão que a pouco e pouco me estou a tornar-me num Eurocéptico, pois não sei se a melhor solução não passará pela redefinição das antigas fronteiras em que competirá ao povo desse país definir as suas políticas sociais e económicas.

Uma coisa é certa, assim não, mais, continuando com esta alucinação a europa acabará por cair num abismo para o qual acabarão por ser arrastados primeiros os pequenos países, mas do qual não estão livres de vir a cair também os países ditos grandes.

MdM
13 julho, 2015 23:26

Fonte: http://maisevora.blogspot.com/2015/07/que-futuro-para-europa.html

Painel controlo
  • Email:
  • Palavra-passe:
  • Lembrar dados
  • Ir administraçào


Anedotas
Três cegonhas estão voando e uma pergunta à outra :
- Para onde é que vais?
- Vou a casa dum casal que há 10 anos está a tentar ter um filho.
- Que bom!
- E tu?
- Eu vou a casa duma senhora que nunca teve filhos. levo-lhe aqui um lindo rapaz.
- Que bom! Vais deixá-la muito feliz.
- E tu? - perguntam as 2 à terceira cegonha.
- Eu? Eu vou ao Convento das Freiras. Nunca levo nada, mas sempre lhes
prego um susto do caraças!
Sondagens
"CHAN RAK KUN" é Amor em?
Marroquino
Albanês
Tailandês
Russo
Chinês
Indiano
Hungaro
Vietnamita
Timorense
Hebraico
Ibernise
JSL

rodinha26
Galeria
©2018, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional